A contribuição do Coaching para a Liderança Sustentável

Por Bianca Amorim (bianca.amorim@sustentabile.com.br) e Eleonora Figueiredo (eleonorafigueiredo@sustentabile.com.br)

As organizações contemporâneas não se limitam mais em gerir e manter recursos econômicos, técnicos e humanos para se destacar no mercado. Hoje, o planejamento e o desenvolvimento de novos recursos se impõem como exigência de sobrevivência, sobretudo econômica. E, uma estratégia que vem alavancando a qualidade das organizações, públicas ou privadas, é o investimento no capital humano.

Assim, conhecer e buscar o processo de coaching como um potencial transformador no aperfeiçoamento das organizações que buscam um diferencial competitivo e, ao mesmo tempo, uma filosofia de vida saudável, segura e sustentável para seus talentos, pode ser uma estratégia fantástica para as organizações que apostam na potencialização do desenvolvimento profissional como ferramenta primordial para as futuras gerações.

Líderes em sustentabilidade são líderes com alma, indivíduos livres e independentes, capazes de combinar espírito coletivista, solidez moral, paixão pelo que fazem e habilidade de transmitir essa paixão a outros. Compreendem a noção de interdependência entre os sistemas produtivo, ambiental e o social, ou seja, o melhor negócio é aquele que é bom para todas as partes e não apenas para a empresa.

Como difusores da cultura de sustentabilidade devem ter habilidade na condução de mudanças necessárias. Assim, o coach respeita e defende no Coaching um relacionamento de confiança ao coachee oferecendo feedback constante, compartilhando crenças e práticas com tranquilidade e segurança, reconhecendo que interagir e dialogar é uma das suas principais responsabilidades dos profissionais e orientar o seu desenvolvimento, para melhorar a performance do dia a dia, para transições de carreira ou funções de liderança.

No processo de desenvolvimento de equipes, o “Líder Coach” desenvolve parceria e cumplicidade entre colaboradores, para obter resultados melhores em suas vidas profissionais e pessoais, potencializando competências e elevando as performances. A ideia é fazer com que colaboradores encontrem soluções estratégicas, utilizando o máximo de seu potencial criativo, que reconheçam o seu papel no desenvolvimento das organizações para as quais trabalham.

O “Líder Coach cria um ambiente de aprendizado contínuo, fazendo com que a valorização e o crescimento do capital humano saia da abstração para a prática, estabelecendo assim a verdadeira sustentabilidade nas organizações.

Ao incentivar a compreensão e a análise da situação sob novas perspectivas possibilita ao coachee a ampliação da consciência de si próprio e do mundo, fortalecendo a autoestima ao acreditar que é coparticipante na geração de valores para a sociedade, na medida em que sua organização produz e distribui bens e serviços, bem como bem estar social. Liderança com ética, respeito e equilíbrio. E o processo de coaching como ponte para o sucesso.

(referência: Journal of Stress Management)